Um traumatismo no dente de leite pode ocasionar desconforto, dor e alguns problemas para a saúde bucal da criança. Por isso, buscar orientações profissionais é o primeiro passo para lidar com esse tipo de situação.
Neste conteúdo, a equipe da Inova Implantes apresenta uma série de considerações importantes sobre traumatismos e pancadas no dente de leite. Confira!
O que fazer após um traumatismo no dente de leite? Veja as recomendações dos dentistas
As várias etapas do crescimento da criança são sempre um motivo de comemoração para os pais.
Acontece que esse progresso, ao longo de cada etapa do crescimento, exige cuidados por parte dos pais. No caso de aprender a andar, é comum que crianças entre 1 e 3 aninhos de idade se desequilibrem ou saiam correndo algumas vezes pela casa, ou até mesmo durante alguma brincadeira pode ocorrer acidentes que resultam em traumatismo dentário.
O traumatismo dentário é, como o próprio nome sugere, o trauma causado aos dentes, gengivas, lábios ou pele ao redor da cavidade bucal. Pode ocorrer quando a criança cai e bate com a boca. Portanto é muito importante os pais terem ciência da importância da odontopediatria. Na Inova Implantes, possuímos profissionais qualificados para fazer o serviço de Odontopediatria em Caldas Novas.
Com o impacto, o dente pode acabar amolecendo, quebrar-se, alterar a posição do dente ou sair por inteiro. Então, o que fazer nesta situação? Abaixo apontamos algumas considerações de acordo com os quadros mais comuns:
O que fazer se o dente de leite quebrar?
Se o dente quebrar, você pode guardar o pedacinho do dente num copo com água, soro fisiológico ou leite. Assim o dentista vê se é possível restaurar o dente, colando o próprio pedacinho quebrado, ou com resina composta, melhorando a aparência da criança.
Se o dente quebrar somente na pontinha, geralmente não é preciso realizar nenhum tratamento mais específico e aplicar flúor pode ser suficiente.
No entanto, quando o dente quebra pelo meio, ou quando não sobra quase nada do dente, o dentista poderá optar pela restauração ou retirada do dente através de uma pequena cirurgia, principalmente se a raiz do dente for afetada. Conheça a Inova Implantes, que é especializada no procedimento de Odontopediatria em Caldas Novas.
O que fazer se o dente de leite ficar mole por pancada?
Após um trauma direto na boca, o dente pode ficar maleável e a gengiva pode ficar avermelhada, inchada ou com pus, o que pode indicar que a raiz foi afetada, podendo até mesmo infeccionar.
Neste caso, é muito importante buscar a avaliação profissional, a fim de analisar a situação mais profundamente para verificar se há a necessidade de extrair o dente. Na Inova Implantes, dispomos dos melhores profissionais de Odontopediatria em Caldas Novas.
O que fazer se o dente de leite ficar torto por pancada?
Se o dente ficar torto, fora da sua posição normal, deve-se levar a criança ao dentista para que ele possa avaliar.
Quanto mais cedo o dente voltar à sua posição normal, maiores serão as chances deste ser completamente recuperado. O dentista poderá colocar um fio de contenção para que o dente se recupere, mas se o dente doer e se tiver alguma mobilidade, existe a possibilidade de fratura, sendo preciso retirar o dente.
Cada caso é um caso e deve sempre ser avaliado pelo profissional. Isto é, se a pancada no dente de leite acontecer, procure suporte profissional o quanto antes. Dispomos de profissionais qualificados e experientes no procedimento de Odontopediatria em Caldas Novas.
O que fazer se o dente voltar a entrar na gengiva?
Se o dente voltar a entrar na gengiva, é necessário ir ao dentista imediatamente porque pode ser preciso fazer um raio-x para avaliar se o osso, a raiz do dente ou mesmo o germe do dente permanente foram afetados.
O dentista poderá retirar o dente ou esperar que ele volte a sua posição normal sozinho, dependendo da quantidade que entrou na gengiva.
O que fazer se o dente de leite cair depois de uma pancada?
Se o dente de leite cair, pode ser preciso realizar um raio-x para observar se o germe do dente permanente encontra-se na gengiva, o que indica que o dente irá nascer em breve.
Normalmente, não é preciso realizar nenhum tratamento específico e basta esperar o crescimento do dente permanente.
Mas se o dente definitivo demorar muito para nascer, veja o que fazer em: quando o dente de leite cai e não nasce outro. Se o dentista achar necessário, poderá suturar para facilitar a recuperação da gengiva.
Em caso de queda do dente de leite após um traumatismo, não se deve colocar um implante, porque ele pode prejudicar o desenvolvimento do dente permanente. O implante só seria uma opção se a criança não apresentar dente permanente.
O que fazer se o traumatismo no dente de leite deixar ele escuro?
Se o dente mudar de cor e ficar mais escuro do que os outros, isso pode indicar que a polpa foi afetada depois do traumatismo. Isso pode ser o indício de que a raiz morreu e que é preciso fazer a sua retirada através de uma cirurgia.
Um trauma dentário precisa ser avaliado logo após o seu acontecimento, com retorno ao dentista a cada 3 meses durante um ano, para que o profissional possa avaliar se o dente permanente está nascendo saudável ou se necessita de algum tratamento. Conheça a Inova Implantes, consultório especializado em Odontopediatria em Caldas Novas.
Sinais de alerta para voltar ao dentista
Se o dente de leite mole por pancada é solucionado, mas a dor persiste por muito tempo, o ideal é retornar à clínica para uma avaliação.
O mesmo vale para casos nos quais a criança reclama de dor quando o dente permanente começa a nascer – este pode ser um importante sinal de que é preciso conversar com o dentista.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e agende a avaliação do seu filho. A equipe da Inova Implantes está à disposição para auxiliar você neste caso. Conte conosco.