Sensibilidade Dentária. Saiba mais sobre as causas e como tratar.

A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante a ocorrência de recessão da gengiva, expondo a dentina e reduzindo a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz.

Os estímulos mais comuns nos dentes sensíveis podem ser:

• Alimentos e bebidas frias, quentes, ácidos ou doces.
  • Ar frio.
  • Alguns procedimentos odontológicos

Se esses estímulos lhe causam dor, você não está sozinho, pois 57% dos adultos sofrem de dentes sensíveis.

Por que tratar a hipersensibilidade dentária?

Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais.

Como tratar a sensibilidade dentária?

É possível tratar a sensibilidade e recuperar a saúde bucal. Em consultório, existem tratamentos que visam recobrir a dentina exposta utilizando produtos à base de flúor e resinas. Também é recomendado o uso de produtos dessensibilizantes, como enxaguantes bucais e cremes dentais especiais para dentes sensíveis.

Como prevenir a sensibilidade dentária?

1. Use uma escova com cerdas suaves, para ajudar a prevenir a perda das gengivas.
2. Escove com um creme dental para dentes sensíveis, que continuará eliminando a placa, para limpar os dentes enquanto oferece alivio à sensibilidade.
3. Escove e use fio dental duas vezes por dia para prevenir a perda das gengivas.
4. Limpe todas as partes da sua boca, incluindo o espaço entre os dentes e ao longo da linha das gengivas.
5. Evite consumir alimentos e bebidas ácidas.

Recomendamos usar cremes para sensibilidade dentária.

Tratamento para a sensibilidade dos dentes

Visite a seu dentista profissional para uma avaliação adequada e encontre os melhores passos para realizar seu tratamento. Várias formas de tratamento para sensibilidade dos dentes têm sido usadas para proporcionar alívio. A escolha de um tratamento ideal para a sensibilidade dos dentes dependerá de uma correta avaliação.