A dúvida de muitos pais e mães tem sido sobre quando levar o filho pela primeira vez ao dentista. Algumas crianças que, pelo fato de nunca terem sentido dor ou indício de cárie, nunca foram levadas ao dentista. Essa é uma falha que pode causar danos para a saúde bucal durante a infância e até se estender à vida adulta.
É comum que com seis meses de vida surjam os primeiros dentinhos no bebê, por isso, é nessa fase que a mãe deve levar seu bebê a uma clínica odontológica e procurar por um odontopediatra – Que é o profissional especializado em odontologia infantil. Nessa visita, os pais recebem orientação sobre dieta, higiene, aplicação de flúor, como usar de forma correta a mamadeira e a chupeta como também a correção de maus hábitos, como chupar o dedo.
Um problema bem comum é a “cárie de mamadeira”. Que são manchas que surgem ainda nos dentes de leite e são causadas pelo acúmulo de resíduos (leite materno ou não, e outros tipos de alimentos) na dentição infantil. A falta de higienização correta faz com que o surgimento desse tipo de cárie, evolua rapidamente e deixe os dentes de leite mais sensíveis.
Quando as crianças começam a dar os primeiros passinhos (entre os 10 e 24 meses de idade) elas ficam expostas a um sério risco: a queda seguida do traumatismo dental, que pode trazer consequências graves à formação dos dentes permanentes. Ainda que a lesão pareça leve, caso o trauma venha a ocorrer, a criança deve ser levada ao dentista o quanto antes, pois se não avaliado e tratado, o dente pode escurecer e apresentar trincas.
Cuidados a se ter em casa
- A limpeza bucal do recém nascidos deve se feita com uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada. Esse cuidado deve ser realizado apenas uma vez ao dia, pois estudos comprovam que resíduos do leite materno e a própria saliva do bebê têm papel protetor.
- A partir dos seis meses (os quando surgirem os primeiros dentes) a higienização pode ser feita com a escova de cerdas macias e creme dental sem flúor.
- Se o bebê utilizar mamadeira opte por bicos ortodônticos. Dessa forma, não prejudicará a formação dos dentes.
- Tenha sempre o telefone do odontopediatra em mãos. Criança nunca tem hora ou lugar para cair.
- Caso a saúde bucal esteja em dia, recomenda-se que a criança visite o dentista duas vezes ao ano.
Incentive seu filho ir ao dentista desde cedo, isso lhe trará benefícios por toda a vida.