As pessoas com sorriso sadio gostam de exibi-lo, mas sorrir pode ser uma experiência dolorosa, emocional e fisicamente, para aquelas com dentes lascados, pigmentados ou tortos. Felizmente, há várias opções para ajudar a resolver problemas dentários, e uma das mais populares para pacientes mais velhos são as facetas laminadas de porcelana.
O QUE SÃO FACETAS DE PORCELANA?
As facetas de porcelana são pequenas peças de porcelana trabalhadas para cobrir a parte frontal dos dentes. Elas são resistentes, parecem naturais e são confeccionadas para reconstruir a forma e a cor dos próprios dentes das pessoas.
Para preparar os dentes para essas facetas, o dentista removerá o esmalte da superfície do dente. A seguir, ele obterá a impressão do lado interno da boca, produzirá um modelo de gesso e o enviará a um laboratório dentário ou através da CAD/CAM (é um sistema que possui um scanner de alta precisão que transfere a imagem do dente em 3D para o computador, essa imagem é moldada em peças de porcelana pura e Emax.) onde as facetas serão personalizadas.
Quando prontas, o dentista fixará o produto aos dentes com cimento especial.
AS FACETAS SÃO UMA BOA OPÇÃO?
Dentes pigmentados, lascados, cariados ou tortos são bons candidatos para as facetas. Elas também são benéficas em situações de pequenos espaços (diastemas) entre dois dentes, assim como para pequenos problemas relacionados à estética e de oclusão. Devemos discutir o uso de facetas de porcelana com o dentista. Se elas forem recomendadas a você, você deverá fazer parte do processo de desenho. O paciente deve informar ao dentista sobre o que deseja corrigir e o que está buscando em um novo sorriso. Com o uso da técnica por imagens para cosmética, a pessoa poderá até ter uma visão antecipada do novo sorriso.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Além de você se beneficiar esteticamente das facetas laminadas, esse é um procedimento muito simples e rápido. Os materiais usados para preparar essas facetas também fornecem resistência a manchas de café, chá e de outros alimentos contra as quais os dentes naturais não protegem tão facilmente.
Entretanto, uma vez removido o esmalte, o procedimento é irreversível. O paciente deve ter em mente que, uma vez cimentada a faceta, a cor não pode ser alterada. A pessoa pode também apresentar sensibilidade à temperatura por alguns dias. As facetas são resistentes, mas podem ser danificadas pela mastigação e por roer unhas; por isso, esses hábitos precisam ser eliminados, se existirem.
COMO CUIDAR DAS FACETAS
A limpeza deve ser feita da mesma forma que antes, escovação após as refeições e uso de fio dental uma vez ao dia. Creme dental e flúor ajudam a remover resíduos alimentares e a placa bacteriana. De qualquer forma, o dentista deve indicar produtos específicos que podem ajudar a manter a durabilidade das restaurações. Se você apertar ou ranger os dentes o dentista também poderá sugerir uma proteção noturna para proteger as facetas de qualquer dano durante o sono.