Alguma vez você já pensou a respeito? Bem, a resposta depende de alguns fatores, sendo o maior deles a idade. Crianças e adultos possuem um conjunto diferente de dentes. Portanto, quantos dentes temos ao longo da vida?
Dentição infantil
As crianças têm sua dentição iniciada por volta dos seis meses de idade. O termo técnico para esses dentes, é dentes decíduos, porque eles eventualmente caem, assim como as folhas caem das árvores decíduas no outono. A maioria das pessoas conhece esses dentes com o nome de dentição infantil, embora sejam chamados também de dentes de leite ou dentição primária.
Ao todo, as crianças possuem 20 dentes de leite – 10 na parte superior e 10 na parte inferior. Esses dentes atuam como marcadores de posição para os dentes adultos que crescerão depois que os dentes de leite caírem. Lembre-se de que só porque esses dentes estão destinados a cair, não significa que eles não devam ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. Desenvolver uma alimentação saudável e hábitos de escovação devem começar logo após o início da dentição do seu filho. Por volta dos seis anos a maioria das crianças começa a perder seus dentes de leite, que serão substituídos por dentes permanentes. Esse processo continua até o início da adolescência.
Dentes permanentes
Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência. É comum os adultos extraírem seus dentes do siso, pois nem sempre há espaço suficiente para que esses dentes cresçam confortavelmente sem causar desalinhamento dos outros dentes.
Então, quantos dentes nós temos? Normalmente as crianças têm 20 e adultos têm 32 (28 se os dentes do siso forem extraídos). E cada um deles necessita de cuidado. Saiba mais sobre como cuidar dos seus dentes faça uma visita periódica ao seu dentista, para manter seus dentes saudáveis.