A grande maioria das pessoas se lembram de escovar os dentes, mas não se lembram de passar o fio dental. A falta do fio dental pode acarretar a serias doenças bucais. Manter os dentes protegidos e saudáveis exige disciplina, mas também usar todos estes recursos de forma correta.
Esta ausência do uso causa sérias doenças periodontais conheça algumas delas, mas acima de tudo evite-as com o uso correto do fio dental.
TÁRTARO
O primeiro sintoma da falta de fio dental é a formação da placa bacteriana. A falta do uso do fio dental ou o uso incorreto, pode causar o acúmulo de bactérias, principalmente no espaço entre os dentes. Quando essa massa branca, que é a placa, não consegue ser retirada, ela automaticamente vai endurecendo até formar o tártaro. O tártaro não é nada mais que o acúmulo de bactérias presas aos dentes. O que com o tempo, pode causar uma série de problemas de saúde, não só a bucal, mas também para o corpo.
GENGIVITE
Através do tártaro, muitas doenças podem surgir na boca. A mais comum entre elas é a gengivite. Quando a placa bacteriana endurecida alcança a linha da gengiva, acontece uma inflamação no local, deixando o tecido inchado, vermelho e com alguns sangramentos.
PERIODONTITE
É o estágio mais avançado da gengivite, no início a periodontite afeta apenas o tecido gengival, provocando inchaço, irritação e incômodo. Nos estágios mais avançados, a periodontite pode gerar a perda do tecido gengival e também afetar os ossos da boca, comprometendo a estabilidade dos dentes. Se não tratada de forma correta pode levar até a perda dos dentes.
RETRAÇÃO GENGIVAL
A falta de uso do fio dental pode acarretar em outro problema como a retração gengival. Ela surge quando há um afastamento da gengiva e maior exposição da parte próxima à raiz, chamada de superfície radicular. A principal causa desse problema é uma higiene mal feita. A utilização do fio dental é imprescindível para evitar a gengivite, principalmente nos espaços entre os dentes.
CÁRIE ENTRE OS DENTES
A cárie é causada por bactérias que corroem os dentes quando não se pratica uma higiene bucal correta. No entanto, quando essa lesão surge entre os dentes, significa que o fio dental não está sendo usado. Embora seja um lugar mais escondido, lembre-se que as bactérias que geram cáries podem se reproduzir em qualquer espaço, principalmente entre os dentes, onde a placa bacteriana mais se acumula.
Ou seja, para se evitar doenças bucais é necessária uma higiene bucal completa, e não se esquecendo do fio dental. Aliada a consultas a cada seis meses, assim você garante sua saúde bucal e dentes saudáveis.